Eventos Anteriores

EVENTOS ANTERIORES

O sucesso do XII Fórum Internacional de Administração, realizado pelo CRA-RJ em 2015, confirmou o papel maior da entidade em oferecer à comunidade profissional o que de melhor existe na produção do pensamento contemporâneo aplicado à crescente complexidade dos desafios enfrentados nos níveis da sociedade, organizações e profissionais.

A comemoração do cinquentenário da regulamentação da profissão de Administrador exigiu o exercício objetivo de duas visões: a retrospectiva e a prospectiva, inclusive em termos globais.  Isso gerou no CRA-RJ a necessidade de manter o elevado nível de conhecimentos e experiências debatidos no XIII FIA, ampliando seu papel de liderança e diferenciação e propostas em seu âmbito de atuação.

O X ENCAD, então, foi concebido como continuidade ao XII FIA, evidentemente em proporções ajustadas a seu escopo.

OBJETIVOS DO X ENCAD

Trata-se de um evento público de desenvolvimento e inovação profissional realizado periodicamente pelo CRA-RJ, voltado principalmente para o público de seu território jurisdicional, constituído por administradores, tecnólogos, professores, estudantes universitários e profissionais e gestores de outras áreas de atividade interessados nas temáticas oferecidas.

ORGANIZAÇÃO

O aparato organizacional, aprovado em reunião do Conselho, foi estruturado em comitês. Dentre eles o de Comunicação e o Operacional. Foi constituído também o Comitê Científico da 3ª Mostra – MCA. Os membros de tais comitês constam de ata e documentos de divulgação.

PRESSUPOSTOS TEMÁTICOS

Dentro do espírito de abordar as dinâmicas da Administração Contemporânea a partir de uma perspectiva estratégica, o presidente do CRA-RJ, Wagner Siqueira esclareceu que o tema central nos leva exatamente para o momento de ruptura que vivemos agora, quando vivemos uma verdadeira revolução que transforma a vida social, institucional, organizacional e pessoal na busca de novos parâmetros de convivência produtiva. Porém, como enfrentar tantos desafios estruturais e emergentes?

ESTRUTURA PROGRAMÁTICA

Os desafios de um tema de tamanha envergadura e complexidade levaram à montagem de um programa com nove sessões, em dois dias completos de duração. Dependendo do tema, as sessões tiveram um ou dois palestrantes, sempre administrados por presidente da sessão.

SEIS ENFOQUES PARA A NOVA REALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO

O Comitê Organizador definiu seis extensões do tema principal do evento, cobrindo assim seus diversos impactos na sociedade, organizações e profissionais:

  1. O mundo como um sistema vivo
  2. Paradoxos do Capitalismo do século XXI
  3. A condição humana nas organizações contemporâneas
  4. Por um novo modelo de gestão
  5. O profissional na era digital
  6. O Brasil possível: desafios e perspectivas.

A EXCELÊNCIA DOS PALESTRANTES

O Brasil possui um primoroso acervo de pensadores, consultores e gestores. Cada tema mereceu uma cuidadosa pesquisa de personalidades dos mundos político, acadêmico e organizacional que pudessem oferecer ao público contribuições inéditas e diferenciadas, cada um em seu campo de especialização.

Vencido o esforço de identificação dos melhores palestrantes, desenvolveu-se a fase de compartilhamento de conteúdos, a partir dos abstratos oferecidos pelo Comitê Organizador, referidos no item anterior. Era natural que os convidados tivessem seus próprios pontos de vista que precisaram ser ajustados às proposições do Comitê.

Foram escolhidos os seguintes palestrantes, cujas biografias encontram-se disponíveis nos arquivos do evento:

Cesar Maia – Ex-prefeito e vereador
Sigmar Malvezzi – Professor da USP e da Fundação Dom Cabral
Vicente Gomes – Consultor em gestão organizacional
Pedro Dória – Colunista de O Globo e do Estado de São Paulo
Marco Dalpozzo – Especialista em Transformação das organizações
Sergio Besserman – Economista e Presidente da Fundação Jardim Botânico
Cláudio Porto – Presidente da Marcoplan
Luiz Alberto oliveira – Curador do Museu do Amanhã.

A REALIZAÇÃO

O X ENCAD foi realizado em instalações cedidas pela FIRJAN, em sua sede, atingindo o excelente número de participantes presenciais assim distribuídos:

183 Administradores
67  Estudantes universitários
132 Outros profissionais

A Mostra MCA contou com 12 trabalhos sobre os temas do evento, sendo 4 premiados.

AVALIAÇÃO

Cento e vinte e nove participantes avaliaram voluntariamente o X ENCAD:

97% responderam sim ao quesito As palestras atingiram à sua expectativa?

O conteúdo apresentado durante o evento foi considerado como bom e ótimo por igual parcela de respondentes.

Pin It on Pinterest